É oficial: Pizza Napolitana é uma das Glórias da Civilização

Tomates frescos, mozzarella de búfala e um trato todo especial na massa. Fazer pizza, na Itália, sempre foi tradição – e agora é também bem imaterial

Gino Sorbillo, no centro, distribuiu pizzas dobradas gratuitas em Nápoles na semana passada para celebrar o reconhecimento da Unesco da arte da fabricação de pizza napolitana. Crédito Gianni Cipriano para o New York Times

Se o Brasil abraçou o hábito de comer pizza, muito se deve ao fato de termos conseguido dar nossa própria cara ao alimento. Para satisfazer a clientela, é normal que as pizzarias deixem de lado as convenções e apostem na personalização, inventando diferentes tamanhos, tipos de massa, bordas e, principalmente, recheios. Isso explica o fato do Rio Grande do Sul ser fã de pizza sabor coração de galinha, dos cariocas terem inventado a pizza de petisco, ou de estabelecimentos de Salvador venderem pizzas sabor acarajé — e da versão napolitana, super tradicional, corresponder a só 4% dos pedidos feitos em grandes capitais do país.

Molho de tomate, queijo, orégano (no máximo, manjericão). E só. Com opções mais elaboradas como portuguesa e calabresa disponíveis, não é de se espantar que o sabor acabe não tendo grande apelo no paladar brasileiro. Mas há quem leve o jeito napolitano de preparar as redondas bem a sério. A verdadeira pizza napolitana, feita no sul da Itália, possui todo um jeito especial de ser. Jeito esse, inclusive, que virou recentemente patrimônio da humanidade, homologado pela Unesco e tudo.

A decisão atende uma reivindicação histórica dos próprios pizzaiolos da região (há cerca de 3 mil deles só em Nápoles), apoiada por uma petição que contou com 2 milhões de assinaturas. A cidade italiana inaugurou todo um legado da preparação de pizzas, que, acredita-se, existe desde o início do século 18. A ideia é que esse marco reafirme a importância das pizzas à cultura italiana e à economia local.

Via: Superinteressante

Publicado por Vagner Hernandez

Apaixonado por Fotografia, Design, Viagem e Comida.

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *